O governo liderado pelo presidente Lula (PT)
está envolvido em uma disputa com rádios comerciais e evangélicas devido tentar
adotar medidas para reforçar a situação financeira das emissoras comunitárias.
Esse conflito tem sido caracterizado por reviravoltas e ameaças de litígios
judiciais.
A disputa representa um desafio adicional para
os esforços de aproximação de Lula com líderes evangélicos, que mantêm uma
atitude mais resistente em relação ao petista e são próximos do ex-presidente
Jair Bolsonaro (PL). Além disso, alguns parlamentares da oposição acusam o
governo de buscar capacitar as emissoras comunitárias com um viés eleitoral, a
apenas um ano das eleições municipais.
O foco mais recente desse impasse é uma
instrução normativa, emitida em setembro, que abre a possibilidade de as rádios
comunitárias receberem apoio cultural. Em outras palavras, ao participar de um
edital específico, essas emissoras pleiteiam essa forma de patrocínio público,
que é distinta da publicidade institucional.
