Com o objetivo de melhorar a
segurança nas rodovias estaduais, o Departamento Estadual de Infraestrutura
Rodoviária de Sergipe (DER/SE), junto ao Governo do Estado, implantará novos
equipamentos eletrônicos em pontos estratégicos da malha rodoviária estadual.
A implantação inicial tem previsão até a segunda quinzena de junho deste
ano, começando pelas rodovias Inácio Barbosa (antiga José Sarney), em Aracaju,
e a Rota do Sertão.
De acordo com o Departamento
Estadual, a medida tem por objetivo reduzir os impactos sociais e econômicos
negativos decorrentes dos acidentes de trânsito, mantendo uma tendência
decrescente dos indicadores de acidentes, na medida em que seja possível
ampliar a atuação, especialmente, em trechos críticos. O escopo inicial do
projeto visa, inclusive, a redução do quantitativo de quebra-molas dispostos
nas rodovias estaduais à medida que avançar a implantação dos equipamentos
eletrônicos, conferindo maior fluidez ao trânsito estadual.
A expectativa é que as
informações obtidas, através dos equipamentos fixos, sejam utilizadas, de forma
a planejar, as operações volantes, possibilitando o aumento da assertividade na
fiscalização pontual. Além de permitir estudos de tráfego, análise de peso de
carga que entra e sai do estado, coleta de placas para antecipar ocorrências
policiais e auxiliar no trabalho da Segurança Pública, entre outros.
Assim, os sensores e sistemas
de análise de vídeo em tempo real irão, ainda, ajudar os agentes estaduais a
identificar irregularidades, otimizando recursos públicos. Será possível, por
exemplo, montar barreiras virtuais dentro de uma mancha urbana ou município
para identificar, com antecedência, pessoas que tenham a intenção de praticar
algum tipo de delito. Já que outra característica dessas fiscalizações será a
geração de alertas de irregularidades como furto/roubo ou busca e apreensão no
Centro de Controle Operacional, proporcionando ao agente acionar apoio mais
próximo para abordagem do veículo.
A fiscalização tem papel
fundamental para o controle do excesso de peso e, consequentemente, no aumento
da vida útil do pavimento, diminuindo os custos com manutenções. Com a nova
tecnologia, gastos anuais da ordem de R$ 220 milhões serão reduzidos no mínimo
em 50% após a coibição do excesso de peso. Essa quantidade excessiva também
acarreta, além da deterioração do pavimento, na redução da velocidade e na
capacidade de frenagem dos veículos, comprometendo a segurança de todos nas
rodovias.
Serão firmados convênios entre
Polícia Rodoviária Estadual, DER, Segurança Pública, Sefaz, dentre outros, para
realizar fiscalizações pontuais e estratégicas em locais identificados pelo
sistema de monitoramento de trânsito com maiores índices de irregularidades da
frota. Esse sistema de monitoramento e rastreabilidade tem o objetivo de
proporcionar os cruzamentos dos dados obtidos pela leitura automática de placa
e pela Nota Fiscal em consulta à Sefaz, podendo comparar o peso identificado
pelos sensores com o peso descrito no documento.
Além da redução de acidentes
de trânsito fatais; auxílio ao policiamento; rastreabilidade de placas;
cruzamento de dados; diminuição de roubo de cargas; domínio de cargas
controladas; controle de fronteiras; controle de práticas de excesso de peso;
diminuição do desgaste do pavimento; existem outros benefícios previstos, entre
os quais: contagem volumétrica; previsibilidade de fluxo veicular e taxa de
ocupação das vias.
