Na região Nordeste, serão disponibilizadas 316 vagas, sendo oito no estado de Sergipe. Os municípios sergipanos contemplados são Aquidabã, Aracaju, General Maynard, São Cristóvão, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.
De acordo com o edital, do total de vagas anunciadas nacionalmente, 116 são para municípios classificados como de muito alta vulnerabilidade e 176 para alta vulnerabilidade. Os municípios têm até o dia 26 de junho para confirmar o interesse nas vagas remanescentes.
O governo federal informou que implementou melhorias no atual modelo do programa. Os profissionais agora contam com oportunidades de especialização e mestrado, benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas, e direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença-maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais terão direito a licença de 20 dias.
Para atrair os profissionais brasileiros, os Ministérios da Saúde e da Educação firmaram parceria para incentivar a inscrição dos médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que terão ajuda para quitar o financiamento. Para aderir, os gestores municipais devem realizar inscrição na página e-Gestor.
F5 News
