Em Sergipe, de acordo com informações da Plataforma AdaptaBrasil, 54 municípios estão expostos a riscos ambientais. Dessas localidades, 37 apresentam níveis de risco médio, 13 têm risco alto e outras 4 variam para muito alto para ocorrências como inundações, enxurradas e alagamentos.
Ao avaliar o risco de deslizamento de terra, a plataforma desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) revela que 40 municípios sergipanos estão suscetíveis a esse tipo de ocorrência. Dentre essas localidades, 26 apresentam índices de risco considerados médios, enquanto 10 têm risco alto e 4 têm risco muito alto.
Já quando trata-se especificamente da capital, Aracaju possui um risco médio para ambos os eventos, porém, apresenta índices muito altos de exposição da população e ameaça de ocorrências.
Na média dos índices, que varia de 0 a 1, a capital registra números muito altos de Ameaça (0,82) e Exposição (0,94) a inundações, enxurradas e alagamentos, de acordo com a plataforma.
Os dados foram divulgados hoje pelo site Sergipense, que destacou que, enquanto isso, a cidade vive uma expansão desordenada, priorizando os interesses do mercado imobiliário em detrimento do necessário respeito ao meio ambiente. “Aracaju ainda aterra seus mangues, cobre seus cursos d’água e destrói áreas de mata fundamentais para a prevenção de alagamentos”, pontuou o veículo.
Fonte: Revista Realce
