O encontro ocorrerá na sequência da cerimônia de posse dos 18 integrantes, que não serão remunerados por participar do colegiado. Construído para ser um órgão de integração e de promoção da cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, o principal objetivo do grupo é promover a articulação dos entes federativos e definir suas prioridades nas pautas comuns.
Além de Lula, a primeira reunião contará com os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O conselho que vai se reunir duas ou mais vezes por ano, de acordo com a necessidade será integrado por representantes do Executivo federal e de associações e consórcios locais, por indicação de cada entidade. As decisões do colegiado serão definidas pelo consenso dos integrantes, e as determinações serão publicadas na forma de resoluções.
