O programa vai beneficiar jovens entre 18 e 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, técnico ou superior. Os selecionados receberão uma bolsa de estudos que garantirá a capacitação e aprendizagem em empresas parceiras.
O programa também vai oferecer cursos de educação financeira e de orientação profissional. Os jovens terão acesso a informações sobre o mercado de trabalho, como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e como negociar o salário.
A expectativa do governo é que até 2025, cinco mil jovens sejam beneficiados pelo programa. O governo vai investir R$ 35 milhões na iniciativa.
O programa foi lançado em uma cerimônia no Teatro Atheneu, em Aracaju. A cerimônia contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, do secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, do presidente do Banese, Antônio Carlos Valadares, do presidente da Mulvi, Thiago Bahia, do reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, e do estudante Mário Gabriel Ferreira da Silva, que foi selecionado para participar do programa.
Em seu discurso, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância do programa para os jovens que buscam uma oportunidade de trabalho. "Esse programa é uma oportunidade para que os jovens sergipanos possam se qualificar e entrar no mercado de trabalho", disse o governador. "Estamos investindo na qualificação dos jovens para que eles possam construir um futuro melhor para si e para suas famílias", acrescentou.
O estudante Mário Gabriel Ferreira da Silva, que foi selecionado para participar do programa, agradeceu a oportunidade. "Estou muito feliz em poder participar desse programa. Sei que isso vai me ajudar a conseguir um emprego", disse o estudante. "Quero agradecer ao governo do Estado por essa oportunidade", acrescentou.
O programa Primeiro Emprego Sergipe é uma iniciativa importante para a juventude sergipana. O programa vai ajudar os jovens a se qualificar e entrar no mercado de trabalho, o que vai contribuir para o combate ao desemprego e para o desenvolvimento econômico do estado.
A8/SE
