Uma notícias pegou os portadores do glaucoma de surpresa em Tobias Barreto, a informação é que o rastreamento da doença, procedimento que acontecia regulamente na cidade, não irá mais acontecer, isso porque a prefeitura encerrou a parceria com o Instituto de Olhos de Sergipe - "IOSE". Para dar continuidade ao tratamento, os pacientes deverão se deslocar para a cidades de Lagarto ou Aracaju.
O atendimento tem como público alvo pessoas com mais de 60 anos, diabéticos ou hipertensos, pacientes que tiveram trauma ocular, pessoas com parentes com Glaucoma e pessoas já com o diagnóstico.
O temível glaucoma, que atinge cerca de 3% da população e mais que um desconforto, isto é uma doença. O maior perigo é que se trata de uma “doença silenciosa”, quando os primeiros sintomas do glaucoma aparecem, normalmente seu estágio já é avançado e o risco de se ficar cego é grande.
A doença é grave, e na maioria dos casos vem acompanhada da elevação da pressão intraocular, que provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo levar à cegueira. O tratamento é contínuo e se feito da maneira correta, evita danos maiores.
